top of page

Como fazer polimento técnico automotivo

A estética do carro é bastante importante para o seu proprietário, pois, é através dela que mostra toda a beleza do seu veículo.


Quando o carro tem um problema na pintura ou no polimento é possível vê-lo com mais facilidade, porque está sempre à mostra.

Para que você não tenha dificuldade em decidir qual tipo de polimento utilizará, hoje explicaremos um pouco sobre o polimento automotivo. Na nossa conversa falaremos o que é o polimento automotivo, as suas vantagens e como ele é feito.

Se você se interessou pelo texto de hoje e quer saber um pouco mais sobre o tema, continue lendo conosco e se possível aplique algumas das nossas dicas no seu dia a dia.

Boa leitura!



O que é o polimento automotivo técnico?

Este tipo de polimento segue sempre um padrão, fazendo com que a ordem de lavagem, descontaminação, corte, refino, lustro e super lustro de proteção seja feita à risca.

Nesse tipo de serviço também pode ser definido o tipo de boina que será utilizado e o produto adequado fazendo com que a sua pintura seja conservada.

Quanto melhor for o polidor e mais paciência ele tiver para aplicar técnica mais o carro terá um polimento maior e mais bonito pois, o profissional dessa área está sempre em busca da qualidade e da excelência do serviço prestado.


Divisão do polimento de um veículo

O processo de polimento é feito e é preciso que sejam separados em etapas para que o mesmo tenha um melhor resultado.



Corte

Esta é a fase inicial e o artesão cuida do carro como um todo, ou seja, elimina os riscos de algumas imperfeições que possam estar na lataria e na pintura.

Esta é uma etapa bastante importante que deve ser muito bem-feita, tendo em vista que ela mostra as imperfeições que necessitam de refino e polimento.


Refino

Nesta etapa o profissional realizará um polimento externo com bastante cuidado e muita atenção para os detalhes do carro, tendo o melhor resultado e melhoria na pintura.

Nesta etapa é essencial que todas as imperfeições da lataria do carro sejam corrigidas, assim como cortes mais fundos, arranhões, manchas na sua superfície e etc.


Lustro

Nessa etapa o profissional do detalhamento automobilístico tem a função de dar mais destaque ao veículo, fazendo com que ele ganhe um brilho e ainda assim se proteja para que a sua pintura se mantenha da melhor qualidade durante muito tempo.

O profissional que cuida dessa área utiliza a lixadeira roto orbital que é um equipamento essencial, fazendo com que o polimento gire em torno do próprio eixo, trazendo um bom resultado.


Cristalização ou espelhamento com a resina própria

Nesta etapa é necessário que o profissional responsável pelo polimento automotivo utilize essa técnica para que se destaque o brilho do carro, podendo ser utilizado uma resina própria para o procedimento.


Vitrificação



Sempre que um cliente leva o carro para polir ele espera que, além de um bom resultado, tenha uma boa durabilidade e é nessa etapa que o carro pode ganhá-la.

Para isso é necessário que o carro passe pela etapa de vitrificação, onde existem materiais que vão formar uma camada protetora, fazendo com que o carro esteja protegido do sol e de algumas variações climáticas que podem estragar a lataria.


Diferença entre polimento automotivo técnico e polimento comum

No polimento comum alguns critérios não são seguidos, fazendo com que sempre seja utilizado o mesmo tipo de procedimento, independente do carro que eu receba.

Nesse tipo de polimento não são levados em consideração o tipo do veículo ou a sua pintura, fazendo com que possa ser um pouco agressivo e venha prejudicar.

Já o polimento técnico passa por algumas técnicas específicas, fazendo com que a pintura do carro seja mais resguardada e ainda receba a camada de proteção a fim de que o serviço dure mais.


Quando realizar o polimento automotivo técnico?

Esse tipo de polimento deve ser realizado de acordo com a indicação do artesão responsável, seguindo alguns parâmetros:


Avaliação

O profissional responsável deve avaliar o veículo a partir das suas características definindo qual é a necessidade que o mesmo tem que existe a necessidade do polimento técnico ou do polimento convencional.


Como se encontra a pintura do veículo

Dependendo do estado que a pintura seja encontrada não é necessário que todas as etapas do polimento técnico passem pelo veículo.

É importante que o proprietário se mantenha vigilante, pois, os profissionais responsáveis pela prática devem conversar com ele e explicar todos os procedimentos que o seu carro deve passar ou que ausentar a do processo.


Porque fazer um polimento automotivo?

Para que você faça o polimento na época correta e aproveite mais, é necessário que você converse com um profissional da área a fim de que o mesmo mostre situações que são necessárias.

O grande exemplo é que, se você vai viajar para um local que tenha muita areia ou salinização do ar é necessário que o processo de Vitrificação seja feito, ou seja, o polimento automotivo é indicado para esse tipo de situação pois, assim ajuda a conservar a pintura.

É muito importante entre o proprietário do carro e o artesão que os mesmos mantenham uma conversa a fim de se manter em sintonia e sempre informados em relação a qual estado do carro.


Desejo ser um profissional do detalhamento automotivo, o que devo fazer?

Para que você seja um profissional da área, é necessário que você tenha uma formação e esta não é nada difícil de ser encontrada hoje. É possível encontrar cursos de detalhamento automotivo tanto online quanto presencial.

Se você deseja fazer um curso para aprender mais sobre polimento automotivo é possível que você entre no site da Detail Skull Brasil.

Este site está sob a responsabilidade do Rômulo Karls e é lá onde você encontrará vários tipos de cursos que podem te ajudar na sua formação e encaminhamento para o mercado de trabalho.


Conclusão

No texto de hoje nós falamos um pouco sobre o polimento automotivo, como ele deve ser feito e como um carro pode se beneficiar.

É importante que você sempre leve seu carro para profissionais de confiança a fim obter o melhor serviço que possa ser oferecido.

Se gostou do texto de hoje e deseja saber mais sobre, basta nos seguir no Instagram da Detail Fest Brasil ou Detail Skull Brasil, além dos nossos canais no YouTube Detail Fest Brasil e Detail Skull Brasil.

E se você ainda não se credenciou para garantir sua vaga no Detailer Fest Brasil 2023, corre que ainda tempo! Acesse www.detailerfestbrasil.com.br/credenciamento e garanta sua vaga no maior evento de detalhamento automotivo da América Latina que vai acontecer de 29 de junho a 02 de julho em Boituva, São Paulo. Te aguardamos lá!

Kommentare


whatsapp.webp
bottom of page