top of page

Fundamentos da funilaria e pintura automotiva

Infelizmente no trânsito podem ocorrer acidentes, sejam eles que só causem amassados no carro ou um pouco mais graves.

Sempre que acontece de amassar a lataria de um veículo, seja por qual for o motivo, existe a possibilidade de conserto, fazendo com que o seu carro recupere o visual parecido com o novo.

Para que você entenda mais sobre como funciona este processo, no texto de hoje conversaremos sobre os fundamentos da funilaria e pintura automotiva.

Se você quer saber mais sobre este tema, continue lendo conosco. Se possível, adapte os nossos conselhos e aplique no seu dia a dia.

Boa leitura!


O que é a funilaria?

Esta palavra é muito familiar para algumas pessoas pois é comum encontrá-la em letreiros de oficinas e lojas que trabalham com peças ou restauração de veículos.

A Funilaria automotiva nada mais é do que algumas técnicas que são utilizadas para restaurar a lataria de um automóvel, consertando peças que sofreram alterações e foram danificadas.

Caso a peça não tenha como ser consertada, na funilaria também é possível buscar por peças semelhantes àquela que foi retirada.



Se a peça puder ser reparada?

O funileiro utiliza algumas ferramentas do seu convívio para que a peça seja restaurada, sendo ela martelos ou outros materiais.

O importante, além do equipamento, é a técnica utilizada pois, se esta for mal desempenhada é possível que a peça não tenha recuperação.


Principais equipamentos utilizados na funilaria


Pistola de pintura

Assim como acontece o reparo das peças, na funilaria também acontece a pintura, para que a peça volte para o veículo como nova!

As pistolas de pinturas utilizadas na funilaria podem variar entre as de gravidade e as de sucção. A principal diferença se dá pelo posicionamento do reservatório de tinta.

É mais comum do que você imagina, muitos reparos em funilarias necessitam de pintura, porque com este recurso a peça do local fica como uma nova!



Secador

Assim como existe a possibilidade de pintar o carro na funilaria, existe também a possibilidade de secá-lo muito mais depressa, tendo em vista que, em um local comum um carro pode demorar mais de 24 horas.

Com o equipamento chamado de secador é possível reduzir este tempo a uma hora. Isto faz com que o você ofereça um serviço de boa qualidade e muito mais rápido.



Martelinho de ouro

Este é o principal produto da funilaria, fazendo com que se torne bastante popular entre os conhecedores de carros, por ser nome de uma marca de reparação.

O que algumas pessoas não sabem é que, o martelinho de ouro se trata de uma técnica que permite que a lataria seja desamassada sem que uma pintura nova precise ser feita.

O martelinho de ouro não tem uma lista de objetos padrão, sendo assim, cada funilaria utiliza os equipamentos que estão disponíveis para que esta técnica seja aplicada.

Para que seja aplicada com muita perfeição, é necessário que o funileiro responsável se qualifique e aprenda as técnicas, tendo como o intuito de ofertar um melhor serviço para o seu cliente.


Compressor de ar

O compressor de ar é muito utilizado em vários lugares, por que este dá a alguns objetos mais potência em suas funções e na funilaria e pintura este não é diferente.

O compressor de ar auxilia principalmente com as pistolas de tinta, para que estas tenham mais pressão e finalizem a pintura de forma mais precisa.

É preciso que você se mantenha atento na hora de adquirir um compressor de ar, para que este equipamento seja compatível com a tarefa que você deseja executar na funilaria.



Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Assim como em outros locais de trabalho, na funilaria os Equipamentos de proteção individual são essenciais para que acidentes fatais sejam evitados.

O empregador tem o dever de fornecer estes equipamentos, podendo até vetar uma atividade se o trabalhador não estiver utilizando os Equipamentos de proteção individual de maneira correta.

Podemos citar como principais artigos: óculos de proteção, para que nada atinja os olhos; Máscaras, este equipamento é responsável por cobrir toda a face do trabalhador, evitando acidentes graves.

Luvas impermeáveis podem ser utilizadas com macacões para oferecer uma proteção para a pele durante as pinturas, pois, as tintas utilizadas podem ser tóxicas para o corpo.


Solda

Para que tudo seja posto de volta ao seu lugar em uma funilaria, a solda é um item indispensável.

É preciso que o profissional que vá utilizar este equipamento seja habilitado a exercer a função, a fim de diminuir os riscos de acidentes.


Rampas e elevadores

Para que a movimentação seja feita da melhor forma dentro da funilaria é necessário que equipamentos como rampas e elevadores sejam ofertados.

Existem vários modelos que podem ser utilizados, podendo ser escolhido o que se encaixa da melhor forma no custo-benefício da empresa.


Por que comprar equipamentos de qualidade?

Existe um ditado antigo, mas que sempre pode ser utilizado na atualidade “o barato sai caro” e este é um dos principais motivos, pois equipamentos baratos podem não aguentar o ritmo de trabalho e parar

Além disso, bons equipamentos fornecem serviços de melhor qualidade, podendo até diminuir o tempo de reparo de uma peça.

Não podemos deixar de levar em consideração a possibilidade de risco de vida que um equipamento barato pode causar, tornando um acidente uma realidade muito próxima.


“Desejo trabalhar em uma funilaria, mas não sei por onde começar!”

Para se especializar e trabalhar com detalhamento automotivo em uma funilaria não é difícil, basta buscar um curso de formação na área.

O Rômulo Karls é um empreendedor que oferta cursos para detalhamento automobilístico, fazendo com que você tenha uma formação nesta área.

Se você deseja saber mais acesse o site Detail Skull Brasil ou o Facebook para tirar as suas dúvidas, não deixe esta oportunidade passar!


Conclusão

No texto de hoje conversamos um pouco sobre funilaria e pintura, fazendo com que você conheça ainda mais uma área maravilhosa que pode te ajudar a economizar recursos financeiros no conserto de um automóvel.

Se gostou do texto de hoje e deseja saber mais sobre, basta nos seguir no Instagram da Detailer Fest Brasil ou Detail Skull Brasil, além dos nossos canais no YouTube Detailer Fest Brasil e Detail Skull Brasil.


E se você ainda não se credenciou para garantir sua vaga no Detailer Fest Brasil 2023, corre que ainda tempo! Acesse www.detailerfestbrasil.com.br/credenciamento e garanta sua vaga no maior evento de detalhamento automotivo da América Latina que vai acontecer de 29 de junho a 02 de julho em Boituva, São Paulo. Te aguardamos lá!


Comments


whatsapp.webp
bottom of page