top of page

Ozônio e seus benefícios

Ter um carro bem higienizado, com um bom cheiro e bem limpo é uma prioridade dos donos de automóveis por todo o mundo.

Muitos métodos para limpar o carro são utilizados por todo o mundo, mas existe uma em especial que está sendo cada vez mais utilizado na higienização industrial e área automotiva: oxi-sanitização.

Para que você saiba quais são os benefícios desta técnica, hoje conversaremos sobre o que é a oxi-sanitização, como é feito e seus benefícios.

Se o tema do texto te interessa e você deseja saber mais sobre o assunto, basta continuar acompanhando o texto conosco. Boa leitura.


O que é a oxi-sanitização?

Para que você entenda os benefícios e saiba utilizá-los é necessário que você saiba o que é este procedimento.

Este processo foi utilizado no início apenas na área industrial, mas após algum tempo foi adaptado para ser utilizado na área automotiva.

Esta é uma técnica que se trata de utilizar o ozônio para a limpeza do ar-condicionado, tirando o mau cheiro no interior do carro. Este gás é utilizado pois, tem um grande efeito germicida, destruindo vírus e bactéria.



Como é feita a oxi-sanitização?

Este processo é feito através de uma máquina que é responsável por produzir o ozônio, este utiliza o oxigênio que está livre no ar e descargas elétricas, fazendo com que o gás seja produzido.

Para que esta técnica seja bem-feita é necessário que durante o processo o carro se mantenha de portas e vidros fechados, fazendo com que o gás se preserve no interior do veículo.

Não pense que o ozônio se mantém no formato deste gás, logo após o processo ele é convertido em oxigênio novamente, desta forma não se torna perigoso para a saúde.

Este processo de limpeza dura, em média, 30 minutos e pode ser feito em qualquer tipo de carro, por que utiliza uma técnica que não precisa de agentes químicos para cumprir o seu papel.


Qual a finalidade dessa limpeza?

A oxi-sanitização é bastante utilizada em carros para tirar odores, principalmente os que são provenientes de mofo ou cigarro, pois são mais difíceis de sair.

Além disso, esta técnica tem ação antivírus e bactérias, fazendo com que o ambiente que seja limpo por ela reduza a criação de fungos e bactérias, mantendo você e sua família livres de males causados por estes.

De forma geral, utilizando ozônio você consegue manter o seu automóvel desinfectado, com um bom cheiro e oferecendo muito menos riscos a sua saúde.


Como funciona o sistema de oxi-sanitização?

No plasma frio acontecem reações químicas e físicas utilizando a radiação UV, campo elétrico, ondas de choque, elétrons de energia, átomos, moléculas e a junção de todos com vários processos formam o gás ozônio.

No sistema também é acoplado um potencial de desodorização, pois o ar é tratado quando passa na máquina que está acoplada no seu veículo.

Quando o ar passa pelo plasma que citamos anteriormente ele recebe a radiação UV, ondas de choque e alta energia, fazendo com que o processo de descontaminação seja feito.


Vantagens da oxi-sanitização


Retira odores

Por vezes, os carros levam pessoas que podem ter o hábito de fumar, comer dentro do veículo, fazendo com que migalhas ou líquidos caiam sobre o estofado gerando mofo ou microrganismos.

Com a oxi-sanitização é possível retirar odores que são difíceis de sair, fazendo com que até mesmo pessoas alérgicas possam utilizar o carro sem sentir efeitos prejudiciais a sua saúde.


Microrganismos

Alguns microrganismos podem morar no estofado de um carro, podendo ser eles mofo, ácaros ou outros que causem alergia e desconforto para quem utiliza o veículo.

O tratamento com ozônio limpa o seu carro de agentes que possam contaminá-lo, oferecendo para você e seus passageiros muito mais qualidade no ar.

Este tratamento é válido e interessante pois, no dia a dia entramos em contato com muita poluição, mesmo com vidros e portas fechadas, por que o ar pode entrar por passagens como ar-condicionado.

A limpeza com ozônio não é um tratamento de saúde, mas uma maneira de proteger os passageiros do veículo, principalmente pessoas que tenham doenças respiratórias.


Sem poluição

No mundo em que vivemos é fundamental preferir tecnologias limpas que não prejudiquem o meio ambiente. A oxi-sanitização consegue limpar o seu carro, protegê-lo e ainda não gerar nenhum tipo de resíduo.

Não existem rejeitos químicos, porque produtos de origem química não são utilizados, além de serem facilmente aplicados e terem um alto índice de eficiência.


Limpeza rápida e fácil

Este tipo de limpeza pode ser feito de forma muito fácil e rápida, basta que você tenha um bom gerador de ozônio e saiba como utilizá-lo. É comum que durante o procedimento o carro fique ligado, o ar-condicionado se mantenha funcionando e as portas e vidros estejam fechados.

É possível realizar este processo em oficinas ou na lavagem, por exemplo. É possível também comprar o aparelho para que o processo seja feito em casa, mas é preciso que você observe o que sairá mais em conta para o seu bolso.


Sem contraindicação

Se o procedimento for feito de forma correta e sem pessoas dentro do carro durante o processo, é possível que não existam contraindicações para o uso do gerador de ozônio.

Mas, para que você mantenha em segurança os seus passageiros, é preciso buscar uma boa empresa para fazer o processo ou que você escolha um bom aparelho para a produção de ozônio.



Conclusão

No texto de hoje conversamos um pouco sobre os benefícios do ozônio para o carro. A oxi-sanitização, quando bem-feita, pode trazer muitos benefícios para você e seus passageiros.

Lembre-se sempre de contratar profissionais capacitados, de confiança e que tenham os melhores equipamentos para realizar o serviço.

Se você deseja saber mais sobre este assunto basta acompanhar o site do Rômulo Karls, onde cursos para estética automotiva estão disponíveis para que você se especialize no negócio.

Se gostou do texto de hoje e deseja saber mais sobre, basta nos seguir no Instagram da Detailer Fest Brasil ou Detail Skull Brasil, além dos nossos canais no YouTube Detailer Fest Brasil e Detail Skull Brasil.



E se você ainda não se credenciou para garantir sua vaga no Detailer Fest Brasil 2023, corre que ainda tempo! Acesse www.detailerfestbrasil.com.br/credenciamento e garanta sua vaga no maior evento de detalhamento automotivo da América Latina que vai acontecer de 29 de junho a 02 de julho em Boituva, São Paulo. Te aguardamos lá!

Comments


whatsapp.webp
bottom of page