top of page

Porque se profissionalizar em detalhamento automotivo?

O mercado automobilístico vem tendo grande crescimento no Brasil e tem colaborado bastante para o PIB, recentemente esse setor ocupa 22% da economia.

Segundo o ministério das cidades, no país existem mais de 97 mil veículos com contagem recente, ou seja, existe aproximadamente um veículo para cada dois habitantes.


Além de ser um artigo de necessidade para locomoção, o carro também é um artigo estético que ajuda a melhorar a aparência do seu proprietário, por isso o mercado de estética automotiva vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo.

Há um grande crescimento do mercado automobilístico e cada vez existe mais procura em relação a necessidade de se profissionalizar em detalhamento automotivo e a sobre isso que nós vamos falar no texto de hoje.


Se você gostou do texto de hoje e quer saber um pouco mais sobre ele, continue lendo e aplicando nossas dicas no seu dia a dia, se for possível.

Boa leitura!


Por que se profissionalizar?

Com o crescimento do nicho de automação, existe a necessidade de que profissionais se disponibilizem para cumprir a demanda dos serviços que são procurados.

Para que o profissional dessa área tenha sucesso e reconhecimento é necessário que ele se mantenha ativo no cenário, buscando sempre se qualificar e se profissionalizar, para que consiga atrair maior parte dos clientes.


Alguns anos atrás o profissional da estética automotiva não tinha tanta possibilidade de formação profissional, nos dias de hoje são ofertados cursos tanto presenciais quanto online, que podem ser feitos para auxiliar na formação.

O aprimoramento do serviço que já é fornecido é bastante importante, por esse motivo é necessário que o profissional interessado em seguir essa carreira tenha formação na área.



História do detalhamento automotivo

Na década de 20 as pessoas que fabricavam automóveis personalizados queriam dar mais exclusividade para o que era produzido, tornando os automóveis em artigos de luxo com design diferente e atributos que chamassem a atenção de seus consumidores.

A partir desse momento os automóveis criados para a elite passaram a ser carros de luxo, um trabalho bastante específico para realçar matéria que era usada.


A estética automotiva ganhou força logo após a Segunda Guerra Mundial, onde a Concours d’Elegância desapareceu devido a uma crise gerada na época e depois da década de 50 surgiu a Pebble Beach Concours.

A partir disso foi possível surgir o conceito de detalhistas, que era de recuperar e condicionar os componentes de um carro para melhorar a sua aparência.

Exclusivo para isso, eles tinham técnicas e produtos específicos para cada parte do processo, fazendo a manutenção e restauração fossem perfeitos.


Nos dias de hoje o detalhamento é visto como uma arte, podendo ir desde uma limpeza até a correção da pintura, tirando qualquer defeito da lataria do carro, sendo assim um processo de condicionamento e limpeza muito minucioso.

O detalhamento precisa conservar o valor do carro, por isso o perfeccionismo e atenção são necessários nessa área.



Propósitos do detalhamento


Acabamento

Para que o detalhamento seja feito de forma correta é necessário que durante o processo de restauração e limpeza o mesmo seja feito com zelo pelo resultado final.

É necessário ter em vista que, o detalhamento tem a função de conservar o valor original do carro e adicionar mais valor de acordo com customizações que sejam feitas respeitando o modelo que foi entregue.


Qualidade

Muitas vezes o detalhamento não busca somente o resultado, mas sim qualidade, tendo em vista que o profissional que trabalha nessa área deve ter o máximo de paixão e conhecimento, para que o automóvel fique da forma que o seu proprietário deseja.

Por vezes, admiradores dessa área buscam esse serviço para conservar o seu carro, a fim de o manter mais próximo da realidade.


Valor

É possível pensar que serviço de tratamento não sai nada barato, mas o valor é proporcional ao resultado que o profissional atingirá, sendo assim se a qualidade do serviço for boa o valor compensará.


É importante lembrar a paixão que existe nessa profissão, em cada toque e cada cuidado com carro é necessário que o seu amor pela área seja mostrado.

Em resumo, você que deseja um futuro artesão não deve fazer pelo dinheiro e sim pelo prazer da restauração.


Fazendo o melhor

Nesse ponto o artesão deve ter dedicação de buscar a melhor aplicação para o carro em questão, ou seja, ele tem que ter cuidado de estudar sempre mais para se manter mais atualizado diante as técnicas e conseguir aplicar o melhor os seus conhecimentos nos carros.


Por que se capacitar em detalhamento automotivo?


Crescimento da área

Anteriormente sobre o crescimento da área automotiva no Brasil e como tem movido PIB, gerando mais empregos. Desta forma é necessário que pessoas tenham uma formação para buscar empregos na área.

Para que você consiga um bom emprego dentro da área e desempenhe o que você ama, é necessário que você se forme e tenha conhecimento teórico e prático de técnicas.


Falta de capacitados

Além de ser uma área nova é necessário lembrarmos que é um campo que teve durante muito tempo a sua capacitação escassa, sendo difícil de ser encontrada pelos interessados.

Graças a isso os profissionais capacitados são escassos, se você é um profissional interessado na área, se capacite! Existe muito mais chances de conseguir um emprego na área do que pessoas que não têm formação.


Oportunidade de emprego

Com o aumento da procura para melhorar a parte estética dos carros, é necessário que profissionais qualificados desempenhem um papel importante pois, para que o serviço seja de qualidade é necessário muito estudo.

Quando o carro não tem sua estética bonita pode causar um desagrado, até mesmo a desistência da compra ou venda, por esse motivo é necessário que as técnicas sejam muito bem trabalhadas.


Se você deseja fazer o curso, onde pode encontrá-lo?

Se você tem o desejo de trabalhar com detalhamento automotivo é possível encontrar vários cursos online ou presenciais, basta escolher os que mais se encaixam nas suas condições.

Para que você ingresse no meio, basta você entrar no site do Rômulo Karls, o Detail Skull Brasil e buscar um curso que você mais deseja, fazendo com que sua formação venha acontecer de forma prática e com custo-benefício que vale a pena.


Conclusão

No texto de hoje falamos um pouco sobre alguns motivos para se profissionalizar em detalhamento automotivo. Busque por uma formação na área e tenha os benefícios de ser um profissional.

Se gostou do texto de hoje e deseja saber mais sobre, basta nos seguir no Instagram da Detailer Fest Brasil ou Detail Skull Brasil, além dos nossos canais no YouTube Detailer Fest Brasil e Detail Skull Brasil.

E se você ainda não se credenciou para garantir sua vaga no Detailer Fest Brasil 2023, corre que ainda tempo! Acesse www.detailerfestbrasil.com.br/credenciamento e garanta sua vaga no maior evento de detalhamento automotivo da América Latina que vai acontecer de 29 de junho a 02 de julho em Boituva, São Paulo. Te aguardamos lá!

Comentários


whatsapp.webp
bottom of page